Terça-feira, 22 de Maio de 2007

Crítica: "Zodiac"

 “I am waiting for a good movie about me. Who will play me?”
É certo que muitos vão comparar este filme a “Se7en”. Tal como é certo que superficialmente “Zodiac” pode parecer apenas mais um filme onde se conta a história de mais um serial-killer, sustentado numa intriga policial de descoberta. Mas, na verdade, é muito mais que isso, é uma viagem pelo cinema clássico que pretende agarrar e conduzir o espectador através da descoberta, independentemente daquilo que cada um de nós possa encontrar.
E David Fincher é um génio na realização.
Basta ver a sequência do primeiro assassinato para se perceber a sua capacidade de visualização. Consegue transmitir um total desconforto e insegurança pelo uso de vários planos subjectivos, tanto das vítimas como do assassino, e, que depois, complementa com uma grua e planos mais abertos.
Toda a recriação de S. Francisco dos anos 70 é muito trabalhada. A encenação dos crimes, o avançar da narrativa, a evolução das atitudes, da sociedade em todos os elementos que a compôem (principalmente a televisão, a rádio e a música), são cuidados até ao pormenor… Estão simplesmente perfeitos. Acrescente-se a essa mestria os detalhes deliciosos que surgem com a inserção do “Dirty Harry”, com uma evidente ligação à personagem de Mark Ruffalo e ainda uma referência a Steve Mcqueen em “Bullit”. 
A câmara de Fincher é segura e eficaz, não recorre a subterfúgios, nem a truques. É dura, simples e real, conseguindo transmitir toda a vivência da cidade e dos protagonistas, que a par do vilão acabam por se tornar em ilustres desconhecidos com o avançar do tempo. Estes avanços temporais são muito bem conseguidos com o constante aparecer de legendas, que deixam o espectador a sufocar. Palavra de apreço à banda-sonora é o acompanhamento perfeito ao desenrolar da acção.
O meu desagrado vai unicamente para a duração do filme e para pormenores relativos ao desenvolvimento das personagens. Ainda assim não é o suficiente para descredibilizar “Zodiac”. As personagens principais apresentam-se demasiado fragmentadas. É verdade que com o desenrolar da história surgem factos que as conduzem a atingirem o seu expoente máximo em determinada altura. Todavia, posteriormente, são remetidas para um quase esquecimento. Se por um lado este salto é demasiado grande, por outro encaixa nas décadas retratadas. É na personagem de Jack Gyllenhaal, Graysmith, que melhor se percebe este salto. Se na primeira parte é praticamente desconhecido, na fase final do filme é protagonista da sua obsessão e o principal motor do filme. Talvez devido a esse “salto” o filme acaba por perder aquele ritmo envolvente que o caracterizava até então, acabando por se reflectir na sensação que fica de o filme durar muito. Ainda assim, é nesta altura que se encerra uma das melhores cenas - a visita de Graysmith ao projeccionista, que muitos dirão ao nível do mestre Hitchcock.
Por fim uma curiosidade, o facto de o filme ter sido todo filmado em digital, onde pela primeira vez não foi utilizada fita como suporte. Inventou-se uma nova tecnologia e uma nova câmara, Thomson Viper FilmStream. Esta captura a imagem e processa-a directamente para um “disco rígido” através de uma configuração específica na Viper. Onde existia antes fita, passam agora a existir dados. (Mas se gostarem do tópico consultem o site Digital Content Producer, onde se pode encontrar entrevistas ao realizador e a outros membros da equipa técnica. Jorge Pinto também o refere e explica no Cinema2000).
É um grande filme e um fiel retrato de uma sociedade e de um caso que chocou o mundo, transformando-se numa das melhores histórias (policiais) que vi nos últimos tempos, e que confirma Fincher como um grande realizador, com uma imponência e qualidade fora de série... mas para quem o conhece, outra coisa não seria de esperar.
O Melhor: Praticamente tudo.
O Pior: Praticamente nada.
publicado por OlharCrítico às 21:02
link | comentar | favorito
9 comentários:
De Dreamweaver a 23 de Maio de 2007
Não merece 5 estrelas...
De kwan a 23 de Maio de 2007
Certamente um dos melhores filme de fincher, eu por acaso fui ver o filme, e por sorte veio á minha universidade na semana audiovisual a camara Thomson Viper FilmStream utilizada por ele. E digo desde já fiquei impressionado com a qualidade da camara, e a gravação é feita em flashram, do genero de uma flash disk, mas com uma capacidade enorme...

;)
De OlharCrítico a 25 de Maio de 2007
Já agora e dsclp a curiosidade, qual a universidade que frequentas?! Bem adorava ter visto isso ao vivo... ganda sorte!!!
;)
De kwan a 25 de Maio de 2007
Universidade lusofona. Digo desde já a qualidade de imagem mto boa, so um pequeno defeito da camara, é mto sensivel ao verde, ficando o ecran com uma maior predominância com essa cor, mas nada como o responsavel que nos foi la dar esse workshop nos disse, que a imagem ficava melhor com o filtro magenta e equilabrava o rgb.

Best Regards

De OlharCrítico a 28 de Maio de 2007
Teríamos umas valentes horas de conversa pela frente se um dia nos encontrassemos :)

abraços bom trabalho

adorava ter visto essa camara à frente dos meus olhos, mm com o pequeno defeito :)

andré
De sa a 2 de Junho de 2007
vi ontem o filme e adorei... sera que me podia dizer o titulo da musica que aparece em algumas cenas, nomeadamente, na cena do assassinato no carro
ja andei á procura e não encontro. ou então quem é o musico.
pode responder no meu blog, por favor
De sa a 2 de Junho de 2007
o meu blog é

www.cronicasescarnioemaldizer.blogspot.com
De OlharCrítico a 8 de Junho de 2007
Em primeiro lugar peço desculpa pelo tempo que demorei a responder mas o projecto final de curso tem-me retirado por vezes tempo que gostaria de dedicar mais a outros assuntos. Em segundo lugar confesso que não sou grande entendido nestes processos pelo qual me vi obrigado a responder desta forma, espero que lhe chegue como deseja. Em terceiro, o filme efectivamente tem uma banda sonora excepcional , aliás eu sou um fanático " e quando precisar de alguma ajuda neste tópico não hesite em escrever. O compositor da banda sonora chama-se David Shire (que trabalhou essencialmente para a TV). Quanto à musica especifica, já não tenho bem presente, mas o site amazon.co.uk , na opção de musicas, depois soundtracks e escrevendo ZODIAC , vai-lhe aparecer os nomes da musicas. Depois dá para ouvir excertos. Pelo menos às vezes dá.
Espero que isto já o ajude de alguma forma.
Mais uma vez peço desculpa pelo tempo e pela forma mas no que precisar, não hesite
Cumprimentos cinéfilos

André Santos
De Frequência Jovem a 29 de Julho de 2007
Estou plenamente de acordo. Zodiac é um grande, grande filme. Uma realização arrebatadora de David Fincher. 4*

http://frequenciajovem.blogspot.com
Frequência Jovem

Comentar post

mais sobre mim

pesquisar

Julho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

tags

todas as tags

posts recentes

Férias… Palavras para quê...

Excelência nas editoras?!...

Onde pára a Originalidade...

Crítica: "Transformers 2:...

Nunca um ADEUS mas sim um...

O TERROR, o drama, a emoç...

Novos posters de "Sherloc...

Trailer (do caraças) de "...

Futebóis

Crítica: "Terminator Salv...

"Iron Man 2": 1ª foto de ...

Trailer de "500 Days of S...

Crítica: "Six Feet Under"

Venha daí o CLICHÉ pois e...

Sam Worthington em "Clash...

Ora digam lá, o que é mai...

David Carradine (1936-200...

Teaser de "[REC-2]"

E Viva lá TV!!

Livros e Cinema (serão as...

arquivos

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

links

votações

Melhor Bond...James Bond

Melhor Serial Killer

Melhor Filme de Natal

Melhor Filme de Super-Heróis

Melhor Actor Secundário

Melhor Filme Romântico

Melhor Série de TV actual

Melhor Transformação Física

Melhor Dupla de Cinema

Actor de TV mais sexy

Actriz de TV mais sexy

Melhor Monstro

Melhor Blockbuster

Melhor Actor Actual de Acção

Melhor Temporada do 24

Melhor Filme de Quentin Tarantino

Expectativas para o The Dark Knight

Melhor Filme de Steven Spielberg

subscrever feeds