Segunda-feira, 6 de Abril de 2009

"Filmes para Maiores de…"

 

Com certeza que muitos de vocês já se questionarem de onde vêm as classificações “Maiores de 12 anos” associadas aos filmes ou a outros tipos de espectáculo. Além de se questionarem, com certeza que também já devem ter considerado algumas incorrectas ou desadequadas pelo que surge sempre a questão, quem é gere isto e como?

 

Na década de 80, praticamente logo a seguir ao 25 de Abril, foi criada uma comissão de classificação de espectáculos, mais conhecida por CCE, que apresenta como principais competências a classificação cinematográfica e teatral. Para não me prolongar muito, e para os mais curiosos e interessados, deixo aqui o endereço do decreto de lei que regulamenta a CCE, das competências e composição da CCE e por fim, os critérios gerais existentes na CCE. Isto já por si só consegue responder a muitas questões que possam surgir, ou talvez não, visto se tratarem de coisas um tanto subjectivas, principalmente no que diz respeito, aos critérios, pois alguns até dão para rir.

 

Ora então a classificação dos filmes está dependente da interpretação de um grupo de pessoas, que perfazem a comissão, pessoas como qualquer um de nós, que em conjunto terão que chegar a um consenso sobre uma determinada idade para um respectivo filme, recorrendo a certos critérios. Não há nada de estranho até aqui, tirando mesmo o artigo 3º dos critérios gerais; “Serão classificados para maiores de 12 anos os espectáculos que, pela sua extensão ou complexidade, possam provocar nos espectadores de nível etário inferior fadiga excessiva e ou traumatismo psíquico.” Isto será demasiado vago ou é apenas impressão minha? E relativamente aos DVD´s, a comissão é a mesma ou é diferente? É que não seria a primeira, nem a segunda, e muito menos a terceira vez que aconteceria um filme no cinema apresentar uma determinada classificação e posteriormente com o lançamento do DVD, essa classificação ser totalmente diferente.

 

Todavia, e se é verdade quem em muitos outros casos nem decretos de lei existem, a verdade é que aqui subsiste uma lei formulada para uma determinada situação, mas que muitas das vezes não é cumprida ou não temos quem a faça cumprir. Dito de outra forma, quantas vezes é que já assistimos a um filme para “maiores de 12”, e ao mesmo tempo estavam assistir pessoas mais novas? Provavelmente dizer muitas ou algumas acaba por ser sempre pouco. É aqui, que no meu entender, começa e termina o ridículo da situação.

 

Se por acaso pedirmos um bilhete recorrendo ao cartão de estudante, os funcionários exigem a apresentação do mesmo, verificam o dito cujo vezes e vezes sem conta, apenas porque de outra forma somos obrigados a pagar o bilhete normal. A diferença é de 50 cêntimos (mais coisa menos coisa), mas somos obrigados a mostrá-lo. Este rigor (vamos chamar-lhe assim) já não acontece com os bilhetes de identidade por exemplo. Pode estar um rapazinho, que nem ao balcão chega, o um grupo de teenagers (aqueles com as hormonas aos saltos), que quase sempre, ninguém lhes pede identificação. Aí não interessa a idade. Para quê? É plim plim a entrar por isso não há necessidade de se verificar seja o que for e muito menos verificar se se cumpre o artigo 3º em cima citado.

 

Depois claro, são os “putos” a fazerem uma verdadeira festa enquanto a projecção do filme decorre, onde saltam garrafas de água para os bancos da frente (ainda que só tenha apanhado com elas vazias), saltam pipocas ou frascos de pintarolas (mais uma vez vazios – tem sido a minha sorte). Há uma falta de cuidado enorme por parte das distribuidoras que desta forma não conseguem (nem querem) prestar um serviço de qualidade, e nós consumidores apenas nos resta lamentar, e reclamar em força. Existe uma lei e é para ser cumprida. Posso sempre ser eu que estou a ficar velho e irritadiço por natureza, ou então – e recorrendo às palavras do OTS – devo ser mesmo um E.T. perdido nesta terra de “malucos”… e se for esse caso… “E.T. phone home” (com o dedinho a apontar para cima e a desejar que acelerem o raio da nave).

 

Até para a semana!

publicado por OlharCrítico às 10:35
link | comentar | favorito
7 comentários:
De Ariana a 8 de Abril de 2009
Olá,

Gosto imenso do teu blog. Tenho um part time num club video aos fins de semana e o teu blog agora passou a ser leitura diária, daí já te ter linkado.

beijos
De OlharCrítico a 9 de Abril de 2009
Olá Ariana,

É caso para dizer então, muito bem vinda a este nosso espaço. Obrigado pela preferência, pelas visitas, e pelo facto de teres despendido de algum do teu tempo para partilhares connosco esse feedback, que acredita é muito importante para nós e que tanta força dá para continuar sempre no sentido de melhorar.

Até à próxima :)

Beijinhos

A.S.

De Catarina d´Oliveira a 12 de Abril de 2009
aiAI..nunca me hei'de esquecer...

Watchmen, antes de o filme começar...passam dois miudos que nem 10 anos deviam ter "epa este filme deve ser bomba!!!" passada meia hora de filme (se tanto)...saem os dois a chorar com os pais...

enfim =/ já para não falar das barbaridades das garrafas e pipocas etc... bah!

grande artigo como sempre:D
De OlharCrítico a 15 de Abril de 2009
Olá Close-Up,

Pois é verdade. Por acaso não foi no watchmen, mas também era capaz de dar alguns exemplos dessa má interpretação no que diz respeito às idades dos filmes. É que basta ter desenhos animados, personagens de super-heróis que já "tem" que ser para crianças. E cada vez mais essa premissa se tem apresentado como sendo falsa. Vejamos os recentes, Watchamen, que referes e o Dark Knight... filmes para crianças?! Na, não me parece :)

Obrigado pela visita Close-Up...

A.S.
De RJ a 15 de Abril de 2009
Fantástico post, não podia concordar mais.
E quantos filmes existem para "maiores de 12", que deviam ser para "maiores de 16", tentando-se também assim evitar que excelentes filmes classificados com o "12" sejam perturbados por miudagem irritante?

E sim, isto está a tornar-se pior. Os bandos de adolescentes e respectivas hormonas saltitonas já chateiam.

Abraço, e continua o excelente trabalho!
De OlharCrítico a 15 de Abril de 2009
Olá RJ,

Colocas uma questão muito pertinente. Mas a resposta (infelizmente) acaba por ser sempre a mesma, lucro. É que quando se coloca um filme para maiores de 16, comercialmente é menos "viável" do que um que seja classificado como sendo para maiores de 12. E aqui o problema cai no colo dos estúdios, pois são esses "senhores" que (na maioria) definem essas questões. Não obstante disso, depois existe a transição para os nossos cinemas, onde acontece virem classificados de forma diferente.
O problema é recorrente nas leis, na generalidade, que regem o nosso país. Falta-lhes clareza e objectividade. E isso permite os "desvios" constantes de interpretação das mesmas.
E sim, infelizmente está ainda a tornar-se pior...

Obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo. O meu agradecimento a todos vós pela vossa participação activa neste e noutros espaços. Assim sim, dá gozo :)

Abraço e até à próxima

A.S.
De OlharCrítico a 15 de Abril de 2009
A todos que nos acompanham com regularidade, já se devem ter questionado o porquê do ligeiro atraso em posts novos, facto pelo qual pedimos desde já as nossas desculpas.
Passo a explicar a razão, que se deve essencialmente a problemas técnicos (informáticos) no PC (sacaninha da máquina que resolveu meter férias sem ninguém lhe ter dado ordem para isso), do meu amigo Filipe que é como sabem o gestor de blog.

No entanto, depressa esperamos resolver o problema acima citado e continuar com a mesma força e regularidade.

O nosso sincero obrigado pela vossa compreensão.

Cumprimentos cinéfilos a todos vós :)

André Santos

Comentar post

mais sobre mim

pesquisar

Julho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

tags

todas as tags

posts recentes

Férias… Palavras para quê...

Excelência nas editoras?!...

Onde pára a Originalidade...

Crítica: "Transformers 2:...

Nunca um ADEUS mas sim um...

O TERROR, o drama, a emoç...

Novos posters de "Sherloc...

Trailer (do caraças) de "...

Futebóis

Crítica: "Terminator Salv...

"Iron Man 2": 1ª foto de ...

Trailer de "500 Days of S...

Crítica: "Six Feet Under"

Venha daí o CLICHÉ pois e...

Sam Worthington em "Clash...

Ora digam lá, o que é mai...

David Carradine (1936-200...

Teaser de "[REC-2]"

E Viva lá TV!!

Livros e Cinema (serão as...

arquivos

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

links

votações

Melhor Bond...James Bond

Melhor Serial Killer

Melhor Filme de Natal

Melhor Filme de Super-Heróis

Melhor Actor Secundário

Melhor Filme Romântico

Melhor Série de TV actual

Melhor Transformação Física

Melhor Dupla de Cinema

Actor de TV mais sexy

Actriz de TV mais sexy

Melhor Monstro

Melhor Blockbuster

Melhor Actor Actual de Acção

Melhor Temporada do 24

Melhor Filme de Quentin Tarantino

Expectativas para o The Dark Knight

Melhor Filme de Steven Spielberg

subscrever feeds