Sexta-feira, 27 de Março de 2009

Ò tempo, volta para trás! (Já baixavas os preços do cinema não?)

 

Ir ao cinema hoje em dia é algo que de certa forma transcende a nossa imaginação… e a nossa carteira. A primeira porque ir ao cinema é algo que nos deixa fascinados. Seja pela beleza do filme, ou pelos protagonistas, ou então devido à música, há sempre qualquer coisa que nos causa impacto, mais que não seja o sentimento de desagrado perante determinado filme. Pelo menos eu prefiro detestar um filme do que sair da sala a não sentir rigorosamente nada. A segunda porque actualmente ir ao cinema, está mais próximo de um roubo do que propriamente um prazer – e se é um prazer então trata-se daqueles que se fazem cobrar bem.

 

Os preços dos bilhetes estão indubitavelmente demasiado inflacionados. O preço médio de um bilhete ronda os 5€, e nalgumas regiões já ultrapassa esse valor. Ora se quisermos consumir as tão apetitosas pipocas, a coisa não fica por menos de 10, 13€ (na melhor das hipóteses – pois agora imaginem uma família de 3 ou quatro pessoas). Então será assim tão estranho, perceber a razão pela qual cada vez menos pessoas vão ao cinema? Vejamos as opções. Comércio dos DVD´s (com suculentos extras e opções de som diversas); a pirataria – cada vez mais presente e com títulos sempre muito apelativos – e a possibilidade de se visionar filmes na internet sem ser preciso fazer downloads. Isto complementado com as muito frequentes, más condições de exibição, problemas técnicos resultantes em imagens desenquadrada da tela, películas já algo danificadas e som muitas vezes com mudanças bruscas de intensidade (ao que alguns – acreditem – já apelidaram de “efeitos sonoros”) e por fim, putos com as hormonas aos saltos, que não se calam durante toda a projecção. É pois então, perfeitamente natural que o cinema tenha menos espectadores. E eu sou um deles.

 

Portanto é preciso ter em conta que recorrendo a outras “técnicas”, no geral tudo fica mais barato. Fazer download de um filme, por vezes, demora apenas umas horitas. Os novos leitores de DVD já vem equipados com sistemas descodificadores e permitem (na grande maioria) ler DivX, ou seja, o filme previamente sacado pode facilmente ser visto num ecrã jeitoso, sendo ainda possível valermo-nos de um sistema home-cinema. Só ficam mesmo a faltar as pipocas, e para isso basta ir comprá-las, enquanto o filme está a ser sacado. Eu pessoalmente continuo a adorar a sensação que uma sala de cinema me transmite, mas da mesma forma também confesso que já tive muitos dissabores dentro dessa mesma sala.

Resultado, passei a ser mais selectivo com a escolha do filme, da hora da sessão e do cinema em si. Se for perto de uma escola é para esquecer, se for durante a tarde, o mais certo é apanhar com as hormonas (e pipocas) dos outros. Para isso prefiro mesmo ficar por casa, no conforto do meu sofá, e ainda que se perca em qualidade – é um facto – fica-se definitivamente a ganhar nas chatices, transtornos e más educações que não se apanham nem aturam.

 

É urgente pensar-se no cinema de uma outra maneira. Mais uma vez (e começo a desconfiar que seja de mim), não vejo a justificação para os preços aumentarem anualmente. Para quê pergunto eu? As salas continuam as mesmas, os sistemas de som passam-se anos até serem trocados, as cadeiras se estiverem partidas assim continuam, nas sessões da tarde apenas está um funcionário (na grande maioria das vezes) responsável por tudo, venda de bilhetes, venda de pipocas etc., então para onde vai esse dinheiro? E os jovens e os estudantes ainda vão tendo descontos (apesar de serem muito pouco significativos), aos outros até dói, o preço é um exagero! Continua a ser apenas e só o lucro que interessa para estas companhias, que no balanço de final de ano, se apresentam com dados, que dizem ser preocupantes, pois há decréscimos de espectadores de ano para ano, e eu pergunto, com a mesma preocupação… então isso não é óbvio? E não estaria na altura de deixarem de ser gulosos e gananciosos? Eu ainda sou do tempo em que numa semana ia pelo menos três vezes ao cinema… agora passam-se semanas sem lá ir… é que infelizmente as prioridades são outras.

 

Dá mesmo vontade de dizer, “ò tempo… volta para trás”… mas o sacaninha teima em não voltar…

Até para a semana!

publicado por OlharCrítico às 22:44
link | comentar | favorito
9 comentários:
De Fernando Ribeiro a 28 de Março de 2009
Acontece que baixar os preços dos bilhetes só levaria a que gente que não é bem vinda às salas de cinema (falo dos putos que vão para o cinema apenas fazer barulho), fossem mais vezes. Assim sendo, neste aspecto, sou a favor dos preços mais altos. Assim acabavam-se estes incómodos. Em Inglaterra é assim que funciona.
De OlharCrítico a 28 de Março de 2009
Caro Fernando Ribeiro,

Permita-m que discorde ligeiramente da sua opinião.
Isto porque os dois factores que refere não tem que estar obrigatoriamente juntos. Se não vejamos. Bastava ser rigoroso. Dependendo da idade para qual o filme está classificado, só poderiam entrar pessoas a partir dessa idade, e isto só a título de exemplo. Se houvesse rigor e controlo (ao invés da anarquia que se vive) já não entravam putos (que apenas vão para o cinema fazer barulho).
Por outro lado, não quero acreditar que baixando os preços do cinema, isso levaria pessoas "que não são bem-vindas" às salas de cinema. Mais uma vez rigor e controlo. Se uma dessas pessoas não estivesse com os comportamentos adequados à situação teria que ser convidado a sair. O que acontece actualmente é precisamente o contrário. Quem estiver a prevaricar, por muitos avisos que receba continua a fazê-lo pois não há ninguém que tenha a "coragem" de o expulsar da sala.
Organização, rigor, educação e acima de tudo, cumprimento dos regulamentos existentes, parece-me um excelente passo para iniciar a reviravolta das mentalidades. E é isso que já existe nos outros países.
Rigot, muito rigor, já para não falar em educação!

Cumprimentos cinéfilos

A.S.
De Catarina d´Oliveira a 1 de Abril de 2009
mais uma vez e como sempre..estás lá pá! :)

realmente...ja nem me lembro quando os bilhetes ainda eram uns humildes (comparados com os preços de agora claro....) 5 euritos...com cartao estudante até ficava 3 e tal... ta bem ta agora é o vê se te avias...

bahh...cada vez que vou ao cinema parece que ha preços novos =/ nao admira que a industria esteja em crise e que o cinema tenha um papel tão "pequeno" em portugal...

=(
De OlharCrítico a 3 de Abril de 2009
Olá Close-Up,

Pois realmente é preciso uma nova mentalidade por parte das distribuidoras/ empresas de cinema. É que tudo isto se resume a um ciclo vicioso. Quando um começa vamos todos atrás, e por vezes nem paramos para pensar um bocadinho. Fala-se tanto da crise, mas às vezes dá vontade de perguntar, onde é que anda mesmo essa dita cuja?! É que muitas vezes, e em muitos lados ela parece mesmo é não existir.

Quanto ao papel da cultura em Portugal, dizer pequenino é tão mas tão pouco. Nem aos 5% chega (no caso do cinema) o investimento por parte do ministério da cultura... e é triste, somos um país a necessitar urgentemente de cultura ao invés de campos de futebol, mundiais e afins... enfim!

Obrigado pela visita e pelas palavras Close-Up. Até à próxima!

A.S.
De Nuno a 1 de Abril de 2009
Em tempos de crise, o cinema cada vez mais é para muito poucos.. Depois queixam-se que o pessoal saca filmes da net para ver! Baixem os preços, afinal estamos aqui a falar de cultura bolas!

Já não basta termos livros e cd's a um balúrdio (além dos filmes em DVD), agora já nem se pode ir ao cinema... Depois dizem que somos um país que lê pouco, vai pouco ao cinema, etc.. Pudera!!!

Já há algum tempo que não vou ao cinema, apesar de ser grande apreciador! Mas tornei-me muito mais selectivo, e é preciso ter muitas expectativas para um filme me "puxar" para as cadeirinhas...

E essa questão de "gente que não é bem-vinda", por amor de deus...é só saber escolher o cinema, e já agora, na minha humilde opinião, todos deveriam ir ao cinema! Eu sei em quais não entro nem de borla, mas a cultura é para todos...
De OlharCrítico a 3 de Abril de 2009
O realizador António Vasconcelos, professor de várias cadeiras de cinema, foi (há uns anos, se não estou em erro) com os seus alunos a uma "sessão" onde foram destruídas centenas de cópias ilegais de DVD´s, Músicas e outras coisas, apreendidas nas feiras e locais desses. Quando lhe questionaram sobre o que achava do comércio ilegal do nosso país e com as cópias que todos fazemos e com os filmes que se sacam da net, ele respondeu que no fundo compreendia. Aos preços a que as coisas estão só há mesmo a alternativa de recorrer a outras "plataformas" pois de outra forma é mesmo muito complicado conseguir ver/comprar tudo o que se quer ou deseja.

Na verdade é mais uma prova viva de que as coisas poderiam funcionar. Um dvd custa no máximo dos máximos 5 euros a uma editora, vejam aos preços que essas mesmas editoras os lançam para o mercado, muitas das vezes com edições diferentes das americanas, com menos extras (caso da 1ª Temporada do Lost, mais cara que a original e sem praticamente nenhum extra).

Eu também concordo com o Nuno, todos deviam ir ao cinema. E com organização e rigor tudo funcionaria bem, tenho a certeza, o pior é que falta (em quantidades industriais) esse rigor, e isso por vezes acaba por prejudicar que nem não deveria.

Resta mesmo esperar por melhores tempos...

Até uma próxima Nuno, obrigado pela visita :)

A.S.
De Filipe Machado a 4 de Abril de 2009
Participa na sondagem "Melhor James Bond com Pierce Brosnan” até ao dia 20 de Abril 2009, em http://additionalcamera.blogspot.com. Só faltam 16 dias!!
De On_The_Stage a 5 de Abril de 2009
Caro André:

Mais uma vez tenho de o parabentear pelo magnífico espaço que aqui apresenta. Ideias claras, carregadas de actualidade e pertinência que dão voz ao que ecoa nas mentes de muitos, mas que por vergonha ou apenas por falta de oportunidade não se dispõem a publicitar.

Eu sou do tempo em que com 500$00, hoje uns insignificantes 2,5€, ia ao cinema. Parece irreal eu sei, mas aconteceu. Hoje esse valor nem para metade do bilhete chega. O que me leva a dizer que a Cultura é cada vez mais uma necessidade cara. Poderia ter dito hobbie, mas não, para mim a Cultura é uma necessidade. É inadmissível que os nossos horizontes, que deveriam ser alargados e a imaginação cultivada com a Literatura, o Cinema, a Música e o Teatro, sejam vedados ao comum do mortal por uma questão de dinheiro…

A que nos conduz isso? A gerações de incultos, alienados pela internet e “descultivados” pela nossa degradante televisão. Incapazes de ler um texto sem gaguejar, pois livros são “aquelas coisas que os chatos dos profes nos pedem para carregar todos os dias”, de imaginar o que quer que seja, pois “dá muito trabalho e já foi tudo inventado”, a adoptarem comportamentos adequados, pois ser (perdoe-me a frontalidade) ser estúpido e bronco é o que está a dar e até dá audiências e fama no Youtube.

É inconcebível que haja miúdos que não saibam quem foi o Hitler (parece mentira mas já me passaram pelas mãos) e não me venham dizer que a culpa é dos professores. A culpa é de todos, mas acima de tudo daqueles que tornam inacessível o que deveria estar ao alcance de todos. Que tornem verdadeira aquela excelente frase que adoram pôr nos compêndios da escola “o saber não ocupa lugar”. Ocupar não ocupa, mas é preciso que se diversifique e se torne acessível os meios de construção desse saber.

E mais uma vez peço desculpa por me ter desviado do cerne da discussão. E tal como qualquer outro espectador consciencioso da sua carteira, também eu sou alguém que aplica um filtro cada vez mais estreito na escolha de um filme na sala de cinema.
Mais uma vez obrigada pelo estímulo intelectual que proporciona.

Cumprimentos cinematográficos

OTS
De OlharCrítico a 6 de Abril de 2009
Caro OTS,

Como eu o entendo e me revejo nas suas palavras, nalgum do seu desencanto com algumas coisas que o rodeiam. Sim a cultura é (inexplicavelmente) uma necessidade cara. Não só no cinema mas no seu geral, vejam-se os preços dos livros, dos discos, do teatro, dos concertos do cinema etc. Eu até nem me importaria, se constatasse investimento (fosse de que cariz fosse), nas diversas áreas de cultura, mas isso não existe. Sim constroem-se shoppings e salas de cinema mas isso não chega. Nem muito menos chega a ser cultura, e a única coisa que continua a interessar é o lucro.

E sim para alguns a cultura é apenas um hobby, facilmente interrompido por outra qualquer coisa que entretanto apareça. O único problema que engloba tudo isto é mesmo uma sociedade consumista que neste momento vive para utilizar e deitar fora logo a seguir. E o preço, ou o dinheiro acaba por ser uma barreira para muitos, e normalmente uma barreira intransponível para aqueles que não podem (mas até querem), e uma barreira facilmente ultrapassável para aquelas que podem (mas no fundo é-lhes indiferente se querem ou não).

Também lhe garanto que a culpa não é definitivamente dos professores, e vou mais longe até, se houver culpa de alguém é muito mais natural que seja dos pais (que hoje em dia protegem demasiado os filhos – mesmo nas asneiras) do que dos professores. Por isso não será de estranhar a constatação numa base diária dessa ignorância e falta de cultura de uma geração mais nova que refere. De facto a televisão não ajuda, chega a ser na maioria das vezes hedionda, mas é disso que ela é feita. Na internet passa-me o mesmo, e como disse “dá muito trabalho e já foi tudo inventado”. E se já foi tudo inventado, para muitos só sobra mesmo ser bronco e tentar fazer sucesso a partir daí. É triste mas não deixa de ser uma realidade, ainda que apenas para alguns (mas neste capitulo, por muito poucos que sejam, já são sempre muitos).

Apesar de conhecer a frase “o saber não ocupa lugar”, o OTS deu-lhe uma nova relevância e pertinência. Mas quantas vezes já vimos, vemos e vamos continuar a ver, ideias e ideais perfeitos que não passam do papel? Essa frase é apenas um dos muitos exemplares que o nosso país, carinhosamente alberga.

Para terminar agradecer as palavras com que me presenteia. Não deixa de ser reconfortante e muito agradável ter um espaço onde posso expressar opiniões sobre variadíssimos assuntos, e ainda obter o feedback por parte de quem me lê, isto até porque ninguém gosta de falar sozinho.

Um sincero obrigado a todos pelo tempo que também me dedicam.

Cumprimentos cinematográficos

A.S.

Comentar post

mais sobre mim

pesquisar

Julho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

tags

todas as tags

posts recentes

Férias… Palavras para quê...

Excelência nas editoras?!...

Onde pára a Originalidade...

Crítica: "Transformers 2:...

Nunca um ADEUS mas sim um...

O TERROR, o drama, a emoç...

Novos posters de "Sherloc...

Trailer (do caraças) de "...

Futebóis

Crítica: "Terminator Salv...

"Iron Man 2": 1ª foto de ...

Trailer de "500 Days of S...

Crítica: "Six Feet Under"

Venha daí o CLICHÉ pois e...

Sam Worthington em "Clash...

Ora digam lá, o que é mai...

David Carradine (1936-200...

Teaser de "[REC-2]"

E Viva lá TV!!

Livros e Cinema (serão as...

arquivos

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

links

votações

Melhor Bond...James Bond

Melhor Serial Killer

Melhor Filme de Natal

Melhor Filme de Super-Heróis

Melhor Actor Secundário

Melhor Filme Romântico

Melhor Série de TV actual

Melhor Transformação Física

Melhor Dupla de Cinema

Actor de TV mais sexy

Actriz de TV mais sexy

Melhor Monstro

Melhor Blockbuster

Melhor Actor Actual de Acção

Melhor Temporada do 24

Melhor Filme de Quentin Tarantino

Expectativas para o The Dark Knight

Melhor Filme de Steven Spielberg

subscrever feeds